Leva nas coxas!
Rosa Pena
É minha santa acabou o Natal e o reveillon. Está cheia de louça na pia? Pasma com os presentes que ganhou? Recebeu da prima Alzira aquela blusinha 100% Lycra da grife michupe, idêntica a que você lhe deu em 2005? O presente cíclico é tradição. Ano que vem você passa adiante se não vira elefante, se é que já não virou de tanto comer nesse período.
Mas vamos as coisas boas do Natal e Reveillon.
Há quanto tempo você não mexia, aliás, não comia um peru ainda que morto e congelado? É mulher... Pense nisso e esqueça sua celulite, apesar das sobras estarem lotando sua geladeira. Vai comer rabanada a semana inteirinha (dormida é mais gostosa) e não sabe o que fazer com a metade desse peru enorme que lhe custou 50 paus, não o pau vivo que você pediu ao Papai Noel (quem mandou não pedir só uma viagem à Lima que é capital, mania de grandeza).
Ana Maria Braga ensinou essa semana o que fazer com o resto dos restos, porém você não viu né? Donas de casas incompetentes, preguiçosas, que adoram ficar na Net achando que estão namorando Richard Gere.
Dia 31 foi para praia? Virada de ano foi feita para tomar porre e pisar no mar. Agora também não sabe o que fazer com aquela barraca tipo tenda que comprou em promoção na Casa & Vídeo por cem pratas. Dá para o seu cunhado, que lhe deu pela terceira vez o mesmo DVD. Diga que comprou pensando nele que tem a cara do Ali Babá. Ele que arme em Ipanema num fim de semana qualquer e arruma rapidamente 40 ladrões.
Saiu na foto com aquela canga branca e o bustiê prateado? Lembrou de amarrar a canga bem larguinha pra não marcar o barrigão natalino? Usou a calcinha vermelha da sorte e um Euro no lugar do modess? Dólar já era. Viva a União Européia!
Então se você está me lendo agora pode gritar bem alto que entrou 2008 com o pé direito, isso porque existe um preconceito contra o pé esquerdo, o que é uma sacanagem pra quem não pode usar ele. Ó mundo preconceituoso! Bento, meu amigo, que tem esporão no direito ficou puto com isso, daí parou em 1994 de comemorar virada de ano. Toma Dalmadorm todo 31 de dezembro e quando acorda canta música da década de 90.
No mais não esqueça que a alteração foi só no calendário, nada de nostalgia, já basta a nevralgia que pegou com a friagem a beira-mar. Mais velha você já ficou no seu aniversário e tenha certeza que hoje a nossa pátria mãe gentil está similar ao mês passado. O Lula continua presidente, as balas perdidas nas janelas, o seu companheiro roncando, o dinheiro escasso, os gringos jogando amendoim e a gente tentando comer algum no nosso zoológico baixa renda. Viva a China!
O mundo não acabou e nem acabará subitamente, o extermínio é lento e a gente agüenta, os profetas morrem pobres, jamais algum adivinhou os números da Sena. Isso de extinção coletiva é consolo dos bichólogos que não querem morrer sozinhos. Cambada de egoístas que ficam azarando o planeta. Xô papacurasteiros! Já para Marte que a Terra não lhes pertence.
Toma um Voltaren (o genérico é diclofenaco sódico, está bem em conta na Drogaria do Povo) por causa da dor na coluna, bota as pernas pra cima por causa das varizes e faça uns congelados com os destroços culinários dezembrais. Cazuza sempre disse: Raspas e restos nos interessam.
Hoje é uma quarta igual a qualquer uma. Toca seu bonde e deixa a garotada tocar a Ferrari. Eles é que ainda beijam de olhos fechados e acham que algo mudou! Graças a Deus que nós temos quem crie quimeras como a gente já criou. Por isso que o meu guru falou que o sonho "não"?! acabou. Mas não se desespere com a mesmice, o carnaval ta pertinho e todo mundo até lá vai levar a vida nas coxas. Já-já a gente recomeça a vadiar. Viva o Brasil!
gravura: Botero
Obra completa em meu site pessoal.Clique em:
www.rosapena.com